Mitos brasileiros #3 - Miura

     Olá galera, passei muito tempo sem postar nada por aqui, e em compensação vou fazer um post especial para vocês. Eu ia fazer essa postagem em duas partes mas irei contar a historia dos Miuras em um só post. Um carro que me inspira muito, com certeza o carro mais inovador já fabricado no Brasil.

     Criado por Aldo Besson e Itelmar Gobbi que possuíam uma empresa do ramo de estofados e acessórios em Porto Alegre-RS,  surgia em 1976 um esportivo revolucionário: o Miura.
     Com nome de uma raça de touros, o carro era inspirado no Lamborghini Urraco, porem muito mais limitado que o "touro" italiano.
     O primero Miura começou a ser comercializado em 1977 com o nome de Miura Sport. Era um cupe baixo, de linha retas, sua carroceria era de fibra de vidro montado em cima do chassi do VW Brasilia, seu motor era traseiro (o mesmo da Brasilia) 1.6 refrigerado a ar de 54cv - uma configuração muito limitada para um carro esportivo.
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     Em 1981 é adotado o motor do Passat 1.6 um pouco mais potente, mas ainda com a suspensão da Brasilia o carro pecava em estabilidade. Seu desenho recebeu uma leve reestilização e agora atendia pelo nome de Miura MTS. 
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Os Miuras eram muito bem equipados desde os seus primeiros modelos, 
eram sempre revestidos em couro, possuíam ajuste de volante elétrico,
um painel completo, ar-condicionado e faróis escamoteáveis.

     No Salão do automovel de 1982 era apresentado o Miura Targa, um carro cheio de melhorias em coparação ao seu antecessor. Agora o motor era dianteiro (1.6 de 76cv), seu chassi era tubular de fabricação própria e suspensão aprimorada, era mais leve e mais estavel.
Targa
    Nesta epoca tambem foram produzidas as versoes Spider e a Kabrio. A primeira ea praticamente o mesmo Targa, porem com capota de lona, já o segundo era uma versão mais simples e barata que não fez muito sucesso e logo sua produção foi encerrada.
Spider
Kabrio
    E a evolução não parava, no fim de 1984 a Besson, Gobbi S.A apresentava o Miura Saga, o maior sucesso da marca. Como motorização VW 1.8, esse modelo até falava, isso mesmo, falava. Por meio de um computador de bordo com sintetizador de voz o carro avisava o motorista, pra apertar os cintos, soltar o freio de mão e avisava que o combustível estava acabando, isso sem falar dos seus outros itens de série muito raros de se encontrar em um carro nacional até nos dias de hoje.
Saga
A partir de 1986 os Miuras possuíam uma infinidade de acessórios, 
entre eles computador de bordo com sintetizador de voz, bancos com
ajuste elétrico, acendimento automático dos faróis, teto solar,
direção hidráulica, ausencia de maçanetas e abertura das portas
por controle remoto, ignição do motor tambem por
controle remoto toca-fitas, equalizador de som,
tv no painel, e um bar regrigerado no banco traseiro.

     A evolução do Saga vinha em 1986 com o Miura 787, 5cm mais curto que o anterior e sem as maçanetas, a abertura das porta era feita por um controle remoto. Este tambem possuia uma terceira porta e era adotado um enorme aerofolio na traseira e um item que virou marca registrada dos Miura: a luz de neon nos para-choques.
787
     Na Transpo'87 era apresentado o modelo de 1988 batizado de X-8, esse possuía uma versão turbo e seu aerofolio era integrado a carroceria.
X-8
     Em 1988 os Miuras incorporam os motores do VW Santana 2.0, e a montadora apresenta o Saga II, um modelo reestilizado e mais aperfeiçoado.
Saga II
     Top Sport, era o nome do sucessor do modelo X-8, lançado em 1989 esse modelo possuia uma carroceria mais arredondada, saia laterais, um grande aerofolio e os vidros traseiros e laterais eram formado por uma unica peça.
Top Sport
A grande marca registrada dos Miuras (a partir de 1986) era um
friso de luz neon nos para-choques logo abaixo dos faróis
e lanternas do automóvel, um item muito extravagante.

     Visando mais esportividade e um melhor desempenho, em novembro de 1990 a Besson, Gobbi S.A apresenta o Miura X-11, com freios ABS e o motor do VW Gol GTi, 2.0 com injeção eletronica.
X-11
     Com a entrada dos importados no mercado nacional, em 1992 a produção dos Miura chega ao fim com pouco mais de 10.000 veículos produzidos. Houve especulações do carro voltar a ser produzido com um desenho renovado, mas sem perder seus detalhes que o consagrou como um dos fora-de-serie mais bem sucedido.

Confira dois videos sobre curiosidades do Miura:



  


    
Fontes: Best Cars Web SiteMiura Clube Brasil, Miuras.blogspot, Noticias Automotivas
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