Mitos Brasileiros #1 - Santa Matilde

     Reza a lenda que na década de 70, quando a importação de carros era proibida no Brasil, o Dr Humberto Pimentel Duarte que era um doido por automoveis presidente da Companhia Industrial Santa Matilde que fabricava componentes ferroviários e agrícolas comprou um Puma GTB (um carro esportivo da época), como a fila de espera desse carro era grande, ele cansou de esperar e resolveu criar seu próprio automóvel. Usando um projeto desenhado pela sua filha Ana Lídia. Nascia em 1975 o Santa Matilde SM 4.1.


     Usando como base varios modelos esportivos da época - provavelmente carros europeus - o SM foi considerado o melhor carro esportivo nacional da época e também era o mais caro.


     Como a Alfa Romeu negou a concessão de seus motores o jeito foi apelar para os 6 cilindros do Chevrolet Opala, tambem existia uma versão 4 cilindros turbo. Sua suspensão tambem era do Opala, porém com um acerto diferente que dava neste carro maior estabilidade e com carroceria feita em fibra de vidro o carro conseguia chegar aos 180Km/h.


     O SM era uma carro muito bem equipado por se tratar de um carro nacional. Possuia resvestimento de couro, direção hidraulica, ar-condicionado, vidros eletricos, vidros degradê, abertura interna do porta malas e um painel muito completo.



     A produção do SM teve um declinio no começo de 1988 quando a empresa teve problemas com o sindicato na area de vagões da fabrica, e assim afetou todas as areas da empresa, incluse  a de automoveis. Poucas unidades foram fabricadas até 1995 e um ultimo como motor 6 cilicndros 3.0 do Chevrolet Omega em 1997. No total foram 937 SM fabricados entre eles hatch, coupé e conversiveis.
     Bom galera essa foi a historia muito resumida do SM, semana que vem estarei postando outro mito brasileiro.


Fique com um video de uma reportagem feita pelo Auto Esporte:






Um comentário:

  1. Iai lukinha blz mano

    já colokei teu no meu blog blz

    c quiser dar uma olhada pra ver como fikou..

    http://brasiltuningcars.blogspot.com/

    Vlwwwwwww pela parceria

    abraçoss

    ResponderExcluir


•Faça seu comentário relacionado ao assunto da postagem,
•Comentários ofensivos, racistas, propagandas e spam serão deletados,
•o que você postar é de sua inteira responsabilidade!